Módulo Filtro de Carvão Ativado MC ZIG – ZAG
Aplicação
Os filtros de carvão ativado são utilizados em instalações de ventilação ou Climatização, com o objetivo de absorver substâncias gasosas prejudiciais.
Características
Funciona por adsorção de gases e vapores concentrados através do carvão ativado mineral tipo GR 740.
O carvão ativado é um material de carbono com grande porosidade, com capacidade de absorver seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando, portanto, um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.
Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigénio de certas madeiras, a uma temperatura entre os 800 °C a 1000 °C, evitando que ocorra a queima total do material de forma a garantir a manutenção da sua porosidade.
É constituído de um módulo de filtros com elevada quantidade de carvão ativado em grão (um módulo de 5000 m3/h contém cerca de 60 kg de carvão ativado), próprio para promover a redução de odores e de substâncias orgânicas.
As células estão colocadas horizontalmente em ZIG-ZAG, tipo labirinto, para que a velocidade da passagem de ar seja reduzida, diminuindo a perda de carga e aumentando a eficiência em relação aos filtros de cartuchos.
O módulo Despoluidor Hayashi eletrostático SYSTEM ESP MC é construído em aço de 1,5mm de espessura com acabamento em epóxi-poliéster lacado e é fabricado de forma a acoplar facilmente aos outros módulos da mesma gama.
Para evitar a saturação das células precocemente, aconselha-se a instalação de um módulo de filtragem fina Despoluidor Hayashi eletrostático SYSTEM ESP Carvão Fina, equipado com dois estágios de filtragem, com eficiência G4 e F7, para garantir a prévia filtragem de poeiras e substâncias mais gordurosas.
O carvão tem excelentes características no campo da filtração (ato de filtrar, para se obter uma eficiente filtragem), desodorização e remoção de radioativos e tóxicos.
O carvão ativado é usado no fabrico de filtros para adsorção de gases e no tratamento de águas, onde o carvão se destaca por reter nos seus poros impurezas e elementos poluentes.
É utilizado em diversos ramos das indústrias química, nomeadamente em sistemas de filtração (ato de filtrar), bem como no tratamento de efluentes e gases tóxicos resultantes de processos industriais.
A Renovar trabalha de acordo com as Normas ABNT