Na onda do Food Truck

Depois de finalmente a Prefeitura de São Paulo regulamentar a lei para o comércio e servico de Comida de Rua, o empreendedor que trabalha ou pretende iniciar o negócio de “Street Food“ pode evoluir para um novo patamar, onde profissionais do ramo de hospitalidade/restaurantes, procuram meios inovadores e mais viáveis.

Dentro de pequenos caminhões ou van especializados em servir hambúrgueres gourmets, massas, docinhos, yakissoba, kebabs ou salgadinhos, empresários e franqueados ansiosos acreditam que São Paulo, a capital brasileira da gastronomia, se tornará a metrópole do “food truck”.

Se depender deles, áreas comerciais como a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini devem ser disputados por especialistas em diversos tipos de culinária.

Apesar dos impostos e da fiscalização, a lei trará vantagens tanto para quem quer abrir um negócio como para quem já tem um comércio de alimentos informal.

Números do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) indicam que o setor de alimentação é o que mais atrai empreendedores.

Estudo de 2012 do órgão indica que 140.910 das 728.077 micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas voltadas para serviços são de alimentação. Isso representa 19,4% de todas as MPEs de serviços.

Vantagens

Os “truckeiros”, como são chamados os donos desses veículos, apontam como vantagem da comida de rua a proximidade com o público.

Os empreendedores apostam na versatilidade e na maior margem de lucro sem os custos de aluguel para investir até R$ 300 mil em um veículo equipado.

A economia no aluguel é outro benefício. Nos últimos dois e três anos, houve aumento de 50% a 60% no preço dos aluguéis. Isso rouba muito da lucratividade.

Dica

  • Para montar um “food truck” ideal, o empresário deve, inicialmente, pesquisar eletrodomésticos compactos como Coifas Eletrostáticas.
  • As Vans e kombis são veículos bastante utilizadas e servem bem para alguns tipos de alimentos, como cachorros-quentes, temakis, pastéis, sanduíches e salgados.
  • Comidas mais elaboradas exigem espaços maiores, com mais equipamentos.
Todos os produtos da empresa *hayashi climatização exaustão ambiental* possuem direitos de propriedade intelectual independentes